top of page
pv_small.png

Boris Johnson vence eleições com maioria absoluta

O Partido Conservador venceu as eleições e conquistou 368 deputados. O Partido Trabalhista só conseguiu 191 deputados, o SNP 55 e o Lib Dem 33.

Boris Johnson
Fotografia: Hannah McKay | Reuters

Uma vitória ampla para o Partido Conservador. O eleitorado do Reino Unido deverá dar 368 deputados a Boris Johnson, mais 50 do que as últimas eleições.


Com isto, os conservadores garantem maioria absoluta, já que eram apenas necessários 326 deputados. Os resultados finais só deverão a ser conhecidos durante a madrugada, mas a maioria absoluta não deverá fugir.

Em sentido inverso está o Partido Trabalhista. O candidato Jeremy Corbyn ficou-se pelos 191 deputados, menos 71 do que a última vez. É o pior resultado dos Trabalhistas, desde a Segunda Guerra Mundial.


Os Liberais Democratas registam a subida de um deputado. Antes tiveram 12, agora poderão ficar com 13. Uma subida mais significativa foi o do SNP, os independentistas escoceses, que pode alcançar 55 deputados, mais 35 que em 2017.


Primeiras reações


As principais figuras políticas já reagiram aos resultados alcançaram. Boris Jonhson "a quem votou, a quem foi voluntário, a quem se candidatou". O vencedor das eleições afirma que o Reino Unido tem "a melhor democracia do mundo".

Já Jeremy Corbyn reiterou que o seu partido realizou "a maior campanha baseada em pessoas" da história do país. O líder Trabalhista afirma que os membros e apoiantes são "o coração do partido".


John McDonnel, homem das finanças de Jeremy Corbyn, não afastou a possibilidade de demissão. À BBC, McDonnel classifica os resultados como "extremamente desapontantes".



Comments


bottom of page