top of page
pv_small.png

Líder do Estado Islâmico morreu depois de operação dos EUA

Abu Bakr al-Baghdadi fez-se explodir num túnel enquanto fugia de militares norte-americanos, este sábado. Donald Trump confirmou a morte do terrorista mais procurado do mundo.

Estado Islâmico
Abu Bakr al-Baghdadi | Reuters

Os media norte-americanos já o tinham avançado e um vídeo tinha sido divulgado, mas só agora é que é oficial. Abu Bakr al-Baghdadi morreu durante um raid feito por forças dos Estados Unidos da América, no nordeste da Síria. O ataque aconteceu na província de Idlib. Baghdadi estaria escondido na zona há vários meses.


Donald Trump oficializou, num comunicado especial, a morte do terrorista mais procurado do mundo. "Os EUA fizeram justiça", começou o líder norte-americano. "Ele morreu a chorar e a gritar depois de ter entrado a correr para dentro de um túnel que não levava a lado nenhum". Encurralado pelos militares e perante um beco sem saída, Abu Bakr al-Baghdadi fez-se explodir. Com ele morreram três crianças, todas filhas do chefe do Estado Islâmico.


Apesar do corpo ter ficado mutilado pela explosão, os resultados de ADN dos restos mortais confirmaram a identidade de Baghdadi. Donald Trump não se conteve na descrição dos eventos e reforçou que o terrorista era "um homem violento e implacável" e que morreu de "forma implacável e violenta". "Morreu como um cão. Morreu como um cobarde", acentuou o presidente dos Estados Unidos.



As operações conseguiram ainda resgatar onze crianças, sem ferimentos, do local onde se realizou o raid. Militares russos, turcos, sírios, iraquianos e curdos auxiliaram os já mencionados soldados norte-americanos. Nenhum membro das forças armadas perdeu vida e só uma unidade canina registou ferimentos.


Dan Scavino, assistente de Donald Trump para as redes sociais, partilhou uma imagem da sala em que o Presidente e o vice-presidente seguiram as operações. Uma fotografia que relembra o acompanhamento das operações para matar Bin Laden. Em 2011, Barack Obama anunciava ao mundo a morte do líder da Al-Qaeda.


Abu Bakr al-Baghdadi foi responsável por vários atentados internacionais, levados a cargo pelo Estado Islâmico, como os atos terroristas de Paris, em 2015. Nome verdadeiro Ibrahim Awad Ibrahim Ali al-Badri al-Samarrai, era natural da cidade iraquiana de Samarra. Continua-se a saber muito pouco sobre o seu passado.

コメント


bottom of page