top of page
pv_small.png

As regras do Mundial de Clubes para os adeptos

Atualizado: 13 de jan. de 2020

O Mundial de Clubes arranca esta quarta-feira no Qatar. Sendo um país árabe, existem regras a que os adeptos de outros continentes não estão habituados.


Fotografia: FIFA

Inicia-se hoje em Doha, a capital do Qatar, o Mundial de Clubes. O primeiro jogo será entre a equipa da casa Al-Sadd e o Hienghène Sport, da Nova Caledónia. As grandes apostas para a final recaem sobre o Flamengo e o Liverpool, que jogam na próxima semana – respetivamente, dias 17 e 18.


No Qatar, existem normas de conduta, questões de comportamento em público e regras sobre o que é ou não permitido – tudo bem diferente do que os públicos europeu e americano estão habituados. Este Mundial de Clubes serve para os adeptos como “treino” para o Mundial de 2022, o primeiro a ser realizado num país árabe.


O consumo de álcool é expressamente proibido nas ruas e as bebidas alcoólicas não serão vendidas em qualquer espaço perto dos estádios. No entanto, foi montada uma fan zone no Doha Sports Park, o único espaço público onde serão permitidas bebidas com teor alcoólico. As drogas, leves ou não, são consideradas um crime grave.


Impróprias no contexto da cultura árabe são também as demonstrações públicas de afeto. O comité organizador do Mundial destacou nas últimas semanas que são bem-vindos adeptos de todas as orientações sexuais e que o bem-estar dos mesmos é prioritário. Apesar disso, “carícias e beijos entre homens e mulheres em público são passíveis de processo e punição criminal”.

Relativamente a normas de vestuário, as mulheres não serão obrigadas a cobrir a cabeça com lenços e nos estádios não há restrições relativas a calções, saias ou vestidos. No entanto, devem ser evitados decotes acentuados, minissaias e calções curtos. Já os fatos de banho são limitados a espaços privados. A recomendação geral é o bom senso.


Embora tratando-se de um país conservador, o Qatar está habituado a estrangeiros e não é tão rígido com outros países árabes. As mulheres poderão circular livremente e até sozinhas. Não há restrições de cânticos nos jogos, apesar de se recomendar um certo cuidado com a linguagem e a não utilização do gesto do dedo do meio, por ser considerada uma ofensa grave no país. No Qatar é, ainda, proibida a captura de imagens de prédios públicos; o registo da população local também não é visto com bons olhos.

Comments


bottom of page