top of page
pv_small.png

Porto/Post/Doc 2019: Palavras de Amor

A sexta edição do Porto/Post/Doc começou este sábado. A cerimónia de abertura ocorreu no Rivoli Teatro Municipal. O filme Marianne & Leonard: Words of Love foi o escolhido para a sessão de arranque do festival.

Porto/Post/Doc
Imagem: Frame de "Marianne & Leonard: Words of Love"

O Porto/Post/Doc arrancou uma semana de Cinema na cidade do Porto, este sábado. Os temas em destaque da sexta edição do festival são as questões identitárias. Nove filmes competem na categoria internacional pelo grande prémio.


A cerimónia de abertura esgotou às 18h00 de sábado. O lotado Grande Auditório do Rivoli contou com a presença da direção do Porto/Post/Doc, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e a Ministra da Cultura, Graça Fonseca.


Dario Oliveira, elemento da direção do festival, entrou em palco cerca de dez minutos depois da hora marcada. "Voltamos a reafirmar os filmes no Grande Ecrã", declara. Dario defendeu que os acontecimentos surpreendentes a nível político e social de 2019 dão importância aos conteúdos exibidos no Porto/Post/Doc. "Abordagens pertinentes, urgentes em alguns casos", reitera.

Porto/Post/Doc
Fotografia: Porto/Post/Doc | Dario Oliveira

Rui Moreira foi convidado a dizer algumas palavras. O presidente da câmara municipal realçou que o apoio ao festival tem sido "uma constante" e que a instituição tem "procurado um envolvimento crescente" para potenciar o projeto. Rui Moreira aproveitou para deixar a promessa que o Cinema na Invicta também será feito "futuramente, no Batalha".


Feitos os agradecimentos, estava na hora do que tinha feito todos se reunirem no Rivolo. Era altura de ver o filme Marianne & Leonard: Words of Love.


Um amor que resistiu ao tempo


O documentário produzido com apoio da BBC e realizado por Nick Broomfield narra a relação entre Leonard Cohen e a sua musa Marianne Ihlen. Conheceram-se nos anos 60, separaram-se, em definitivo, durate a década de 70. Para trás, ficaram três canções diretamente inspiradas em Marianne.


O filme é competente na sua intenção de contar três histórias: A carreira de Cohen, as peripécias da comunidade contracultura da ilha Hidra e o amor entre Leonard e Marianne, que serve de base para tudo.


Através do uso de declarações antigas do par e gravações caseiras ou de bastidores, Marianne & Leonard: Words of Love providencia um olhar intimista à vida dos seus protagonistas. Sem nunca exceder os limites da privacidade, mas mantendo uma honestidade sem censura com o espetador, o documentário conta a história de uma relação peculiar e essencial para o mundo da música.

A banda sonora recheada dos grandes êxitos de Leonard Cohen transmite a melancolia romântica que rodeia a ligação do artista com a sua musa. Marianne tem um foco equivalente a Cohen e as perspetivas dadas pelos entrevistados são úteis para compreender melhor os dois protagonistas.


Mesmo depois da separação, o par nunca deixou de ter um carinho mútuo que aguentou a passagem dos anos. Na derradeira fase da vida, Leonard voltou a fazer sorrir Marianne, através de uma carta que quebrou as barreiras físicas que os separava.

O artista e a musa morreram com apenas três meses de diferença, em 2016. O amor de ambos perdura e continua a ser fonte de inspiração para muitos. No final, a audiência aplaudiu o filme que deu início à sexta edição do Porto/Post/Doc.


Comments


bottom of page