Web Summit 2019: A saga do Brexit
- João Malheiro
- 5 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
A manhã do segundo dia da Web Summit 2019 deu um destaque especial ao Brexit. Sem fim à vista e com novas eleições britânicas em dezembro, o processo tumultuoso foi analisado por quem o tem acompanhado de perto.

O palco Future Societies, localizado na FIL, recebeu o primeiro momento dedicado ao Brexit. O debate Is Britain better out of Europe? colocou frente a frente Alex Deane, defensor da saída do Reino Unido, e Jamie Bell, apoiante da manutenção do país britânico na União Europeia.
Para Jamie Bell, a coligação da campanha Leave não podia funcionar durante muito tempo, devido à diferença de prioridades. "Uns querem um Reino Unido com maior liberdade no mercado, outros querem um maior controlo da emigração", explica.
Alex Deane compreende quem é contra o processo do Brexit, mas um incumprimento do referendo é "uma grande ameaça à Democracia". A vontade do povo britânico, expressa em 2016, não pode ser revogada, de acordo com Deane. O leaver aceita, no entanto, um segundo referendo, caso sejam eleitos partidos que defendam essa possibilidade durante a campanha eleitoral.
Do outro lado, Jamie Bell considera que o Brexit é um tema cheio de "raiva" e "divisivo". O inglês acha que "qualquer resultado do processo será controverso e corrosivo para o país". O trabalho da Oposição é alvo de críticas por Bell, pois o jornalista avalia o plano do Partido Trabalhista como "confuso e contraproducente".
Ambos os participantes concordaram que o diálogo civilizado sobre o Brexit é possível. Alex Deane destacou o progresso tecnológico positivo do Reino Unido, mesmo nestes tempos complicados. Jamie Bell não acredita que o Brexit estará concluído daqui a um ano. O tempo dirá qual dos lados teve mais razão neste debate enriquecedor.

"Arranjámos uma solução"
O Centre Stage recebeu o segundo momento da Web Summit dedicado ao Brexit e o mais aguardado. Michel Barnier, o responsável europeu pelas negociações com o Reino Unido, veio ao palco da Altice Arena para deixar uma mensagem política.
"O futuro vai ser moldado por várias tendências, o Brexit é uma delas", começa por declarar. Para Barnier, as negociações com o Reino Unido não são apenas um divórcio, mas também a "criação de novas parcerias".
Resolver um problema como o Brexit "torna-se mais fácil se colocares tudo em perspetiva". Michel Barnier diz que essa perspetiva é composta por três elementos principais: "Paz, Proteção do mercado único e uma parceria com o Reino Unido, não contra ou sem o país britânico".
O negociador da União Europeia garante que, quando for ratificado, o acordo trará clareza a todos. "As negociações foram muito difíceis, mas arranjámos uma solução", diz Barnier. O processo do Brexit é uma verdadeira escola de "paciência e tenacidade".
Mesmo que defenda o acordo e o valorize, Michel Barnier revela que, até agora, ninguém conseguiu convencê-lo que o Brexit valha a pena. "Toda a gente perde, mas dentro desse contexto conseguimos manter o essencial: a amizade com o Reino Unido".
Comments