top of page
pv_small.png

Web Summit 2019: Tecnologia e sustentabilidade em noite de abertura

Arrancou esta segunda-feira (4 de novembro) a quarta edição da Web Summit sediada em Lisboa. A edição de 2019 da maior cimeira de tecnologia no mundo conta com centenas de convidados, divididos por 24 palcos de conferências e vários pavilhões de exposição.

Fotografia: Tiago Serra Cunha

O primeiro dia da Web Summit ficou marcado pela conversa com Edward Snowden, que participou na conferência através de videochamada, diretamente da Rússia. Igualmente em destaque, as honras de Paddy Cosgrave, CEO e co-fundador da Web Summit, que, no final da noite de abrtura, juntou-se a Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.


Para abrir oficialmente a cerimónia, Pedro Siza Vieira fez o discurso da praxe da Web Summit em Portugal, referindo a importância do país no cenário internacional na atualidade, não deixando de fora a menção de que "fomos importantes nos Descobrimentos" e, agora, voltamos a sê-lo: "no século XV, Lisboa era uma capital para trazer valor para toda a humanidade. Queremos continuar a construir o que temos construído nos últimos 500 anos”.

Fotografia: Tiago Serra Cunha

Fernando Medina, por sua vez, volta a reforçar a aposta da capital portuguesa aos novos desafios tecnológicos, reforçando a cidade como "aberta e tolerante", apta para acolher a diversidade. O autarca salientou, também, o compromisso de Lisboa para com a crise climática, aludindo à cidade como Capital Verde Europeia em 2020.


A noite de abertura do evento ficou marcada por algumas das mais esperadas conferências desta edição da cimeira. Além da presença virtual de Edward Snowden, Guo Ping, CEO da Huawei, veio a Lisboa dizer que o 5G será "a nova eletricidade", assim como foram também discutidas questões como a sustentabilidade, a relação de Lisboa com a tecnologia e as startups, o papel da mulher na revolução tecnológica ou, até, a reinvenção do tradicional para o digital.


Fundada em 2010 por Paddy Cosgrave, Daire Hickey e David Kelly, a Web Summit é considerada um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo, senão mesmo o maior. Da Irlanda passou para Lisboa, onde está desde 2016 e onde se vai manter, pelo menos, até 2028. A qurta edição em Lisboa termina na quinta feira, 7.

Comments


bottom of page